azerbaijan_stockers no Freepik |
A ciabatta é um pão rústico de formato retangular, polvilhado com farinha por cima e miolo bem arejado, perfeito para fazer sanduíches. Neste blog aprenderemos como fazer uma versão caseira de ciabatta usando farinha comum e assando em forno doméstico. Prepare-se para dominar a arte de fazer pão com Adriano Ribeiro, apresentador do Amo Pão Caseiro, canal dedicado a ensinar receitas e técnicas para fazer pão em casa.
As origens da Ciabatta
Diz a lenda que a ciabatta foi originalmente feita por monges franciscanos durante a Idade Média. Acredita-se que o nome ciabatta, que significa “chinelo” em italiano, esteja associado ao formato do pão ou talvez a uma referência às sandálias dos monges. No entanto, uma versão menos romântica e mais realista da história sugere que a ciabatta foi realmente criada em 1982 na cidade de Verona. Foi uma tentativa de competir com as baguetes francesas cada vez mais populares na Itália.
Ingredientes e Medidas
Para fazer esta receita de ciabatta você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 75g de farinha de trigo
- 3g de fermento seco instantâneo
- 75g de água em temperatura ambiente
- 300g de farinha de trigo
- 8g de sal
- 210g de água em temperatura ambiente temperatura
- 15g de azeite Consulte a descrição do vídeo para ver a lista completa dos ingredientes e suas medidas em xícaras ou colheres.
Preparando a Esponja
O primeiro passo para fazer a ciabatta é preparar a esponja, que é uma mistura inicial de uma pequena quantidade de farinha, água e fermento.
Em uma tigela grande, misture
75g de farinha de trigo e 3g de fermento seco instantâneo.
Para medir o fermento, pode-se usar aproximadamente um terço de um sachê de 10g.
Misture o fermento à farinha com uma colher e adicione 75g de água à temperatura ambiente. Mexa bem até obter uma mistura espessa e pastosa. O objetivo da esponja é dar força e sabor à massa, não ativar o fermento. Tampe a tigela e deixe a esponja fermentar por 30 a 60 minutos.
O processo de fabricação de massa
Após a fermentação da esponja, é hora de adicionar os ingredientes restantes para fazer a massa. Comece adicionando 300g de farinha de trigo e 8g de sal na tigela. Misture o sal e a farinha com uma colher antes de adicionar 210g de água à temperatura ambiente e 15g de azeite. Incorpore todos os ingredientes até obter uma massa pegajosa mas elástica. A consistência deve ser um pouco mais líquida que a de uma massa de pão tradicional, mas não tão líquida quanto a de um mingau, por exemplo.
A técnica de dobramento
A massa Ciabatta é muito mole para ser amassada usando métodos tradicionais, então usaremos uma técnica de dobramento. Isso envolve uma série de dobras a cada 5 minutos, num total de 20 a 30 minutos. Molhe as mãos com água para evitar que grude, levante uma ponta da massa e dobre-a para o centro. Repita esse processo para os outros três cantos da tigela. Cubra a massa e deixe descansar por 5 minutos antes de repetir o processo de dobramento. Após a segunda dobra, você notará que a massa fica mais maleável e fácil de manusear. Descanse a massa novamente por 5 minutos antes de realizar um tipo diferente de dobra. Deslize os dedos por baixo da massa e tente levantá-la com cuidado. Os cantos opostos dobrarão por baixo, criando tensão na massa. Gire a tigela 90 graus e levante a massa novamente. Cubra e descanse por mais 5 minutos. Esta é a quarta e última dobra. Se alguma parte da massa grudar na tigela, basta girar 180 graus para soltá-la. A massa agora deve estar elástica e pronta para fermentação.
Fermentação e Modelagem
Transfira a massa para um recipiente retangular untado com azeite. Tampe o recipiente e deixe a massa fermentar por 30 a 60 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 250°C. Após o período de fermentação, polvilhe generosamente a superfície de trabalho com farinha e transfira a massa para ela. Polvilhe a superfície da massa com mais farinha e divida-a em quatro partes iguais usando uma espátula de padeiro ou uma faca grande e plana. Dê forma a cada peça dobrando as bordas por baixo e criando uma forma retangular. Coloque a massa moldada em uma assadeira untada e polvilhe mais farinha por cima. Antes de assar, crie vapor no forno colocando uma assadeira pequena com água fervente na prateleira inferior. Esta etapa é crucial para obter uma crosta marrom dourada e bem crescida nas ciabattas.
Assar e saborear
Asse as ciabattas no forno pré-aquecido por 15 minutos. Após esse tempo, retire a assadeira com água fervente para liberar o vapor e vire a assadeira para dourar uniformemente. Continue assando por mais 15 a 30 minutos ou até que as ciabattas estejam douradas. Transfira as ciabattas assadas para uma gradinha ou para o fogão desligado para evitar que o fundo fique encharcado. Admire a bela crosta dourada e o miolo leve e arejado das ciabattas.
Parece ser delicioso, amo essas receitas rústicas.
ResponderExcluir