Este guia para pais sobre sintomas e diagnóstico pode ajudá-lo a entender melhor seu filho, decifrar todos os diferentes termos do autismo e facilitar a comunicação com médicos, professores e terapeutas.
Entendendo os transtornos do espectro autista
O autismo não é um distúrbio único, mas um espectro de distúrbios intimamente relacionados com um núcleo comum de sintomas. Todo indivíduo no espectro do autismo tem problemas em algum grau com interação social, empatia, comunicação e comportamento flexível. Mas o nível de incapacidade e a combinação de sintomas variam tremendamente de pessoa para pessoa. Na verdade, duas crianças com o mesmo diagnóstico podem parecer muito diferentes quando se trata de seus comportamentos e habilidades.
Se você é um pai que lida com uma criança no espectro do autismo, pode ouvir muitos termos diferentes, incluindo autismo de alto funcionamento , autismo atípico , transtorno do espectro autista e transtorno invasivo do desenvolvimento . Esses termos podem ser confusos, não apenas porque são muitos, mas porque médicos, terapeutas e outros pais podem usá-los de maneiras diferentes.
Mas não importa o que médicos, professores e outros especialistas chamam de transtorno do espectro do autismo, são as necessidades únicas de seu filho que são realmente importantes. Nenhum rótulo de diagnóstico pode dizer exatamente quais desafios seu filho terá. Encontrar um tratamento que atenda às necessidades de seu filho, em vez de se concentrar em como chamar o problema, é a coisa mais útil que você pode fazer. Você não precisa de um diagnóstico para começar a receber ajuda para os sintomas do seu filho.
O que há em um nome? Entendendo a terminologia do autismo
Compreensivelmente, há muita confusão sobre os nomes de vários distúrbios relacionados ao autismo. Alguns profissionais falam de “autismos” para evitar abordar as diferenças às vezes sutis entre as condições ao longo do espectro do autismo. Até 2013, havia cinco “distúrbios do espectro autista” diferentes. As diferenças entre essas cinco eram difíceis de entender para os pais que tentavam descobrir qual — se é que alguma — dessas condições afetava seus filhos.
A Associação Psiquiátrica Americana tentou simplificar as coisas combinando os transtornos invasivos do desenvolvimento em uma única classificação diagnóstica chamada “Transtorno do Espectro do Autismo” na última edição da bíblia diagnóstica conhecida como Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais . Como muitas pessoas foram diagnosticadas antes da mudança no sistema de classificação e como muitos profissionais ainda se referem aos rótulos anteriores a 2013, nós os resumimos aqui para sua referência. Para fins de clareza, enfatizamos que todas as condições a seguir estão agora incluídas na classificação geral “Transtorno do Espectro do Autismo” (TEA).
As três formas mais comuns de autismo no sistema de classificação anterior a 2013 eram Transtorno Autista – ou autismo clássico; Síndrome de Asperger; e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação (PDD-NOS). Esses três distúrbios compartilham muitos dos mesmos sintomas, mas diferem em sua gravidade e impacto. O transtorno autista foi o mais grave. A Síndrome de Asperger, às vezes chamada de autismo de alto funcionamento, e PDD-NOS, ou autismo atípico, eram as variantes menos graves. O transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Rett também estavam entre os transtornos invasivos do desenvolvimento. Como ambas são doenças genéticas extremamente raras, geralmente são consideradas condições médicas separadas que não pertencem verdadeiramente ao espectro do autismo.
Em grande parte devido a inconsistências na forma como as pessoas foram classificadas, todas as variantes de autismo acima mencionadas são agora referidas como “Transtorno do Espectro do Autismo”. O rótulo único muda o foco de onde seu filho se enquadra no espectro do autismo para saber se ele tem Transtorno do Espectro Autista. Se seu filho está atrasado no desenvolvimento ou exibe outros comportamentos semelhantes ao autismo, você precisará visitar um profissional médico ou um psicólogo clínico especializado em testes de diagnóstico para uma avaliação completa. Seu médico pode ajudá-lo a descobrir se seu filho tem Transtorno do Espectro do Autismo e quão severamente ele é afetado.
Sintomas do Transtorno do Espectro Autista
Tenha em mente que só porque seu filho tem alguns sintomas semelhantes ao autismo, isso não significa que ele tenha Transtorno do Espectro do Autismo.
O Transtorno do Espectro do Autismo é diagnosticado com base na presença de múltiplos sintomas que perturbam a capacidade de uma pessoa se comunicar, formar relacionamentos, explorar, brincar e aprender.
Comportamento social e compreensão social
A interação social básica pode ser difícil para crianças com transtornos do espectro do autismo. Os sintomas podem incluir:
- Linguagem corporal, gestos e expressões faciais incomuns ou inapropriados (por exemplo, evitando contato visual ou usando expressões faciais que não correspondem ao que estão dizendo).
- Desinteresse por outras pessoas ou em compartilhar interesses ou conquistas (por exemplo, mostrar um desenho, apontar para um pássaro).
- É improvável que se aproxime de outras pessoas ou busque interação social; parece distante e distante; prefere ficar sozinho.
- Dificuldade em entender os sentimentos, reações e sinais não-verbais de outras pessoas.
- Resistência a ser tocado.
- Dificuldade ou falha em fazer amizade com crianças da mesma idade.
Fala e linguagem
Muitas crianças com Transtorno do Espectro Autista lutam com a compreensão da fala e da linguagem. Os sintomas podem incluir:
- Atraso em aprender a falar (após os dois anos de idade) ou não fala nada.
- Falar em um tom de voz atípico, ou com um ritmo ou tom estranho.
- Repetir palavras ou frases sem intenção comunicativa.
- Problemas para iniciar uma conversa ou mantê-la.
- Dificuldade em comunicar necessidades ou desejos.
- Não entende afirmações ou perguntas simples.
- Tomando o que é dito muito literalmente, faltando humor, ironia e sarcasmo.
Comportamento e jogo restritos
As crianças com Transtorno do Espectro Autista costumam ser restritas, rígidas e até mesmo obsessivas em seus comportamentos, atividades e interesses. Os sintomas podem incluir:
- Movimentos corporais repetitivos (bater as mãos, balançar, girar); movendo-se constantemente.
- Apego obsessivo a objetos incomuns (elásticos, chaves, interruptores de luz).
- Preocupação com um tópico de interesse restrito, às vezes envolvendo números ou símbolos (mapas, placas de veículos, estatísticas esportivas).
- Uma forte necessidade de uniformidade, ordem e rotinas (por exemplo, enfileira os brinquedos, segue um cronograma rígido). Fica chateado com mudanças em sua rotina ou ambiente.
- Falta de jeito, postura atípica ou maneiras estranhas de se mover.
- Fascinado por objetos giratórios, peças móveis ou partes de brinquedos (por exemplo, girar as rodas de um carro de corrida, em vez de brincar com o carro inteiro).
- Hiper ou hipo-reativo à entrada sensorial (por exemplo, reage mal a certos sons ou texturas, parecendo indiferente à temperatura ou dor).
Como as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo brincam
Crianças com Transtorno do Espectro Autista tendem a ser menos espontâneas do que outras crianças. Ao contrário de uma típica criança curiosa apontando para coisas que chamam sua atenção, as crianças com TEA geralmente parecem desinteressadas ou inconscientes do que está acontecendo ao seu redor. Eles também mostram diferenças na forma como jogam. Eles podem ter problemas com brincadeiras funcionais ou usar brinquedos que tenham um uso básico pretendido, como ferramentas de brinquedo ou utensílios de cozinha. Eles geralmente não “brincam de faz de conta”, se envolvem em jogos em grupo, imitam os outros, colaboram ou usam seus brinquedos de maneira criativa.
Fonte:https://www.helpguide.org/articles/autism-learning-disabilities/autism-spectrum-disorders.htm
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